BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

domingo, 1 de setembro de 2013

Grandes Filmes: O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante








Tem certos filmes que mexem profundamente com a gente, aguçam nossos sentidos e elevam nossa alma, e esse é um dos filmes que mais me arrebatam... por ser admiradora do diretor inglês Peter Greenaway... por amar a Helen Mirren, o Michael Gambon e o Richard Bohringer... pela trilha excepcional do Michael Nyman, um dos compositores que mais amo... pela história... pela fotografia do filme... pelos figurinos do Jean-Paul Gaultier... pelo requinte cenográfico... pelo final catártico... etc etc etc. Difícil explicar as razões do porque de amarmos algo. Somos sempre surpreendidos por sentimentos que nos transcendem, por um motivo ou outro, nem sempre racionais. Ouso dizer até que talvez este seja um dos filmes onde o significado da experiência cinematográfica se apresente mais completo para mim, por uma gama de sensações que ele provoca.

A história se passa em um restaurante, onde o dono e gangster Albert Spica (Michael Gambon) vai jantar todas as noites com sua mulher Georgina (Helen Mirren) e seus capangas. Cansada dos modos violentos e grosseiros do marido, Georgina flerta com um solitário frequentador, o bibliotecário Michael (Alan Howard). Tem início então o romance dos dois, com a cumplicidade do chefe de cozinha Richard (Richard Bohringer), que os ajuda a se esconder do marido de Georgina. A traição tem suas consequências, culminando no desfecho catártico que falei acima.

"O Cozinheiro..." não é um filme de fácil "aceitação". A crítica sempre se dividiu a seu respeito, com intensidade tanto nas análises positivas, quanto nas negativas. E o público também. É daqueles filmes que ou você ama ou odeia, rs.
Enfim, só assistindo mesmo e se deixando levar pela experiência proposta pelo diretor, pois cada um tem seu momento de iluminação, não é? hehe.

E é assim, com toda essa minha "flama passional", que recomendo este filme, esperando que sintam por ele o mesmo que eu. Ou, pelo menos, o descubram e possam apreciar mais essa obra de arte do Greenaway.
:D




















O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante
(The Cook, the Thief, His Wife and her Lover / Holanda, França, Inglaterra / 1989)
dirigido por Peter Greenaway
com Richard Bohringer, Michael Gambon, Helen Mirren, Alan Howard, Tim Roth, Ciarán Hinds, Gary Olsen, Ron Cook, Ian Dury, Ewan Stewart, Diane Langton, Liz Smith e Roger Ashton-Griffiths




Peter Greenaway




Trailer



Cena



Cena



Cena



Cena



Trilha Sonora: Michael Nyman
"Memorial"



"Miserere Paraphrase"



"Book Depository"



2 comentários: