BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

domingo, 1 de setembro de 2013

Cenas Clássicas: Coco Chanel & Igor Stravinsky










"... O auditório ficou em silêncio durante dois minutos, depois, de repente, vaias e assobios desceram das galerias, acompanhadas logo em seguida pelas ordens inferiores. Houve espectadores que começaram a discutir e a atirar-se uns aos outros, tudo o que tinham à mão. Em breve esta cólera se dirigiu contra os dançarinos e depois, ainda com mais violência, contra a orquestra, que era a verdadeira responsável por esta crise musical. As coisas mais variadas foram-nos arremessadas; apesar de tudo, continuamos a tocar..."
                                  Pierre Monteux (maestro do Ballets Russes, de Serguei Diaghilev)



Gostei muito do filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky. A história do romance desses dois mitos do século 20, adaptada do romance "Coco & Igor" de Chris Greenhalgh, foi muito bem conduzida pelo diretor franco-holandês Jan Kounen, explorando com sensibilidade a complexidade e dificuldade enfrentadas pelos dois na época.

Mas, mais do que falar do filme e sua história, chamo a atenção para esta cena histórica, a da estreia de "A Sagração da Primavera" de Stravinsky, com coreografia de outro gênio, o bailarino russo Vaslav Nijinsky. Kounen retratou magistralmente esse momento que é um dos mais importantes e polêmicos da história da música e da dança.

"A Sagração da Primavera" estreou em 29 de Maio de 1913, no Theatre des Champs Elysées em Paris, sob a direção de Pierre Monteux, e foi recebida com choque pela platéia, acostumada às convenções elegantes do balé clássico e peças orquestrais tradicionais. Como no relato acima de Monteux, foi um escândalo para a época. Vaias, assobios, risos, pessoas deixando o teatro, discussões entre os opositores e admiradores, ataques à orquestra e aos bailarinos... foi um verdadeiro motim na história da música clássica. Nijinsky teve de gritar a contagem da coxia para os bailarinos, que eram incapazes de ouvir a orquestra. A polícia chegou a intervir, tentando restaurar a ordem no recinto.

Um ano mais tarde, quando Monteux regeu a versão de concerto que atualmente conhecemos, a obra foi considerada genial.
O balé completou sua série de seis performances em meio à controvérsia, depois disso não foi realizado novamente e a coreografia de Nijinsky se perdeu no tempo, sendo documentada apenas por relatos contemporâneos de testemunhas oculares, fotografias e notas detalhadas preservadas pela diretora de balé inglesa Marie Rambert, assistente de Nijinsky. Foi recriada na década de 80 por historiadores da dança e apresentada em 1990 pela companhia Joffrey Ballet. Desde então, essa versão reconstruída do balé de Nijinsky tem sido adicionada ao repertório da Companhia de Balé da Mariinsky Theatre (antigo Kirov) de São Petersburgo, na Rússia.

É uma cena que me arrebata, um registro impactante do nascimento de uma das obras mais geniais da história, e de uma revolução sonora e artística ímpar.
:D




Coco Chanel & Igor Stravinsky
(Coco Chanel & Igor Stravinsky / França / 2009)
dirigido por Jan Kounen
com Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Elena Morozova, Natacha Lindinger, Grigori Manoukov, Rasha Bukvic, Nicolas Vaude, Anatole Taubman, Marek Kossakowski, Clara Guelblum, Maxime Daniélou, Sophie Hasson, Nikita Ponomarenko, Catherine Davenier e Olivier Claverie




BÔNUS

O evento também foi retratado em um filme feito para a BBC-TV, documentando a estreia dessa obra-prima de Stravinsky... "Riot at the Rite".

Riot of the Rite
(Riot of the Rite / Reino Unido / 2005)
dirigido por Andy Wilson
com Adam Garcia, Alex Jennings, Aidan McArdle, Rachael Stirling, Emma Pierson, Griff Rhys Jones, Jonathan Aris, Christian McKay, Richard Hope, Philip Herbert, Naomi Wattis e Andre Schneider










Aqui, uma cena do filme "Nijinsky - Uma História Real" de 1980, do diretor Herbert Ross, com o bailarino e coreógrafo russo interpretado pelo bailarino George De La Peña, em um ensaio da "Sagração".

Nijinsky - Uma História Real
(Nijinsky / EUA / 1980)
dirigido por Herbert Ross
com Alan Bates, George De La Peña, Leslie Browne, Jeremy Irons, Alan Badel, Carla Fracci, Colin Blakely, Ronald Pickup, Ronald Lacey, Vernon Dobtcheff, Frederick Jaeger, Anton Dolin, Janet Suzman, Stephan Chase, Hetty Baynes, Siân Phillips e Charles Kay



Nenhum comentário:

Postar um comentário