BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Especial: O Iluminado









Um dos primeiros filmes da minha lista dos melhores suspenses de todos os tempos...

Em 1980, o diretor americano Stanley Kubrick adaptou para as telas o livro de Stephen King - "O Iluminado" (The Shining) - e nasceu assim uma obra-prima do terror psicológico. 

Com um clima de crescente tensão e horror sobrenatural, a história do escritor desempregado que vai com a família trabalhar como caseiro em um hotel isolado nas montanhas durante o inverno, palco de eventos trágicos no passado, nos introduz nos meandros da loucura que se instala gradativamente, provocando um medo genuíno em nosso íntimo. Alucinante!

O curioso é que dizem que o escritor não gostou da adaptação de Kubrick, não muito fiel a seu livro, e muito menos da escolha de Nicholson para o papel principal. Imaginava William Hurt para o papel, por ter cara e jeito de gente normal, ao contrário de Nicholson, rs.
Ele teria dito que a presença dele no filme tinha desviado a atenção do principal personagem da história, o hotel.  Embora não tenha agradado a King, talvez ele tenha razão em uma coisa, o ator realmente é a alma do filme. Ele está fantástico como o zelador que perde aos poucos sua sanidade mental e sua interpretação nos causa arrepios até hoje, embora o hotel ainda seja o elemento claustrofóbico, em toda sua vastidão e isolamento, que desencadeia toda a loucura delirante que acomete o personagem principal.
Mas dizem que é tudo lenda também.

 O Iluminado é um clássico eterno do cinema de terror e suspense, que merece ser visto e revisto várias vezes.

Em tempo... segundo fontes recentes, o estúdio Warner Bros teria iniciado negociações para um prelúdio do filme de Kubrick. A nova produção contaria a história do macabro hotel  antes da chegada da família Torrance.

E corre a notícia que Stephen King estaria finalizando um novo livro sobre O Iluminado - Dr. Sleep.
Apesar de o best seller homônimo do escritor ter sido a base para o filme de Kubrick, ainda não há informações que relacionem o novo romance ao projeto da Warner mas, como ela já tem os direitos sobre o filme, podemos esperar mais uma história ambientada no assustador universo do Hotel Overlook.
:D










O Iluminado
(The Shining / Inglaterra, EUA / 1980)
dirigido por Stanley Kubrick
com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joe Turkel, Anne Jackson, Tony Burton, Lia Beldam, Billie Gibson, Barry Dennen e David Baxt









Trailer



Abertura





Cena



Cena




Cena



Clip: "Midnight, the Stars and You" / Ray Noble Orchestra & Al Bowlly






MAKING OF







DOCUMENTÁRIO

O Labirinto de Kubrick
(Room 237 / EUA / 2012)
dirigido por Rodney Ascher
com Bill Blakemore, Geoffrey Cocks, Juli Kearns, John Fell Ryan e Jay Weidner










Trailer






KUBRIC SEASON

Baseado no filme, a rede de televisão inglesa Channel 4 produziu este anúncio muito interessante para promover seu especial de filmes de Stanley Kubrick.
No clip, acompanhamos os bastidores da produção pelo ponto de vista do diretor, como se estivesse caminhando pelo set de filmagem, onde dublês dos atores, cenários, figurinos e elementos importantes no filme se sucedem em uma sequencia ininterrupta. 
A maioria dos equipamentos que aparece no clipe promocional foi realmente usado nas filmagens de O Iluminado.
Muitos dos adereços, incluindo o triciclo e roteiro de Kubrick, foram produzidos para o clipe, baseados em fotos ou desenhos dos arquivos do diretor falecido em 1999.
Muito legal! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário