BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Belos Filmes... Belas Histórias: Conrack








Um belíssimo filme que assisti muitas vezes no passado, nas minhas sessões da tarde...

"Conrack" é um drama biográfico, baseado no livro "The Water is Wide", de Pat Conroy, lançado em 1972 e dirigido por Martin Ritt (de "Norma Rae") em 1974.

O filme conta a história de Conroy, um professor que é encarregado de dar aulas em uma comunidade predominantemente negra e pobre em uma ilha isolada na Carolina do Sul, Estados Unidos, no fim dos anos 60. 
Lá, se depara com a precariedade e deficiência de um sistema conservador e retrógrado, e enfrenta a resistência da diretora da escola, batendo de frente com uma dura questão racial, numa comunidade acostumada a ser subjugada pelos brancos, onde as crianças não sabem absolutamente nada, desenvolveram sua própria linguagem e foram educadas por métodos pedagógicos baseados em castigos físicos e psicológicos. 
E, através de métodos didáticos revolucionários, consegue com muito esforço e persistência, lançar as sementes de novos horizontes e perspectivas para essas crianças, embora sua luta seja inglória no final, ao ser impedido de levar seu trabalho adiante.
Mas a semente já estava plantada, e isso é o que importa realmente.

Conroy, a quem os alunos não conseguiam pronunciar seu nome, chamando-o então de "Conrack", é interpretado pelo ator Jon Voight, numa emocionante composição desse personagem real.

Uma tocante e bela obra!
:D












"Senhoras e Senhores, não quero distrai-los de sua rotina. Sei que tem que abrir suas lojas, lavar roupas, fazer compras e outras tarefas. Mas acabo de perder meu trabalho e gostaria de falar. Meu nome é Pat Conroy. Me pagavam 510 dólares por mês para ensinar a um grupo de crianças de uma pequena ilha deste litoral a ler e a escrever. Também tentei ensiná-las a valorizar a vida abertamente, espelharem-se em seus mistérios e rejeitar sua crueldade. A Junta Escolar desta cidade acredita que se erradicar os agitadores, como eu, o sistema vai resistir e se perpetuará por conta própria. Acham que enquanto os brancos e os negros permanecerem separados, com os brancos recebendo bolsas de estudo e os negros conseguindo trabalho colhendo algodão e tomates; com os brancos indo à universidade, os negros comendo marshmallow e bebendo Coca-Cola, poderão resistir a qualquer tempestade e sobreviver a qualquer ameaça. Mas estão enganados. 

Esses dias estão acabando. São os capitães de um exército condenado se retirando pela nevasca. São homens velhos e não podem aceitar o novo sol que se eleva sobre águas estranhas. Senhoras e Senhores, o mundo é muito diferente agora. É verdade que esta cidade ainda tem os seus ortodoxos e condenadores de negros. Mas eles estão ficando mais velhos e loucos a cada dia que passa. Quando Beaufort cavar outras quatrocentas fossas em seu cemitério lotado, depositar lá os cadáveres velhos e maquiados, e os cobrir com a terra arenosa destes terrenos, então o velho Sul será silenciado, e nunca voltarão a ouvir falar dele. Com relação aos meus jovens, não acho que consegui mudar significativamente a qualidade de suas vidas, ou alterar o fato de que não têm voz ativa no país que os reivindicou, o país que falhou com eles. Só sei que senti muita beleza durante meu tempo com eles. "





Conrack
(Conrack / EUA / 1974)
dirigido por Martin Ritt
com Jon Voight, Paul Winfield, Madge Sinclair, Tina Andrews, Antonio Fargas, Ruth Attaway, James O' Rear, Gracia Lee, C. P. MacDonald, Jane Moreland, Thomas Horton, Nancy Butler, Robert W. Page, Hume Cronyn e Mac Arthur Nelson



Martin Ritt




Trailer



SPOILER... Cena final: belíssima!



Trilha Sonora: John Williams






BÔNUS



Pat Conroy




Pat Conroy - "The Water is Wide"



Nenhum comentário:

Postar um comentário