BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2012

Cenas Clássicas: Psicose









Uma das cenas mais memoráveis do mundo da Sétima Arte, a cena do chuveiro de "Psicose", quando a personagem de Janet Leigh é assassinada a facadas, é referência eterna para todo filme de terror e suspense produzido depois do filme do Hitchcock.


Sem apelar para a violência explícita, o diretor conseguiu um efeito muito mais perturbador.
Aliás, esse é o grande segredo de filmes do gênero marcarem tanto em nossas mentes.
O que é sugerido impressiona muito mais do que o que é mostrado, pois nossa imaginação é muito mais poderosa e aterrorizante do que o que podemos ver.

Para a cena, Hitchcock usou uma modelo como dublê de corpo para alguns closes do corpo nu da personagem, para criar mais realismo. Apenas o abdômem, mãos e cabeça mostrados na sequência, são de Janet Leigh.

O filme foi rodado em preto e branco justamente porque Hitchcock não queria que a cena ficasse chocante demais, por causa do sangue vermelho.
Para o sangue da cena aliás, foi utilizada calda de chocolate, e o som que se ouve quando a personagem é esfaqueada, é o som de um facão perfurando um melão! hehe

Coisas de mestre, rs.

A trilha de Bernard Herrmann completa com perfeição a excelência da cena. Herrmann inclusive teve de convencer Hitchcock a utilizar o arranjo de cordas, pois o mestre não queria música alguma na cena. Grande Bernard Herrmann, hehe. Seus violinos estridentes nunca mais saíram de nossas mentes!

Cena icônica para ficar eternamente na história. E em nossas memórias!
:D


                                     























































Psicose
(Psycho / EUA / 1960)
dirigido por Alfred Hitchcock
com Janet Leigh, Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Vaughn Taylor, Frank Albertson e Lurene Tuttle










Cena



Matéria



Anthony Perkins e Janet Leigh sobre a cena.



Trilha Sonora: Bernard Herrmann



Nenhum comentário:

Postar um comentário