BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Especial: Oscar - Momentos Inesquecíveis








A cerimônia do Oscar, a maior e mais aguardada premiação da indústria americana de entretenimento, que teve sua primeira edição em 1929, é constantemente marcada por polêmicas, controvérsias e conhecida por cometer algumas injustiças.
Mas é também famosa por momentos que se tornaram inesquecíveis, cenas memoráveis de grandes lendas do cinema.
Aqui, alguns desses momentos, que entraram para a história da premiação mais disputada e importante do mundo da Sétima Arte.




Em 1972, corrigindo uma das maiores injustiças da história da premiação, a Academia deu a Charles Chaplin o Oscar Honorário, pelo conjunto de sua obra. O genial ator, diretor e roteirista nunca havia levado um prêmio sequer ao longo de sua carreira. A cerimônia marcou sua volta aos Estados Unidos, após viver vinte anos exilado por acusações de ser comunista. Chaplin foi aplaudido de pé por dez minutos pela plateia.




Marlon Brando, causando polêmica ao recusar o prêmio de Melhor Ator em 1973, pelo filme O Poderoso Chefão. Em seu lugar, Brando enviou a atriz de origem indígena Sacheen Littlefeather, para falar em seu nome na cerimônia. Em seu discurso, ela citou uma carta em que o ator recusava o prêmio devido ao tratamento dado ao povo indígena pela indústria do cinema americano. Boatos surgiram depois, de que ela não seria indígena e teria alugado uma fantasia apache para o evento, mas nada foi confirmado.




Em um momento hilário da história do Oscar, na cerimônia de 1974, o apresentador David Niven foi surpreendido por um homem nu, que saiu correndo dos bastidores e atravessou o palco, enquanto anunciava a entrada de Elizabeth Taylor que entregaria o prêmio de Melhor Filme. Niven acabou improvisando após a cena peculiar.




Em 1977, no ano em que o filme Rocky, um Lutador levaria os prêmios de Melhor Filme e Diretor, o ator Sylvester Stallone foi ao palco para apresentar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante e, no momento em que estava agradecendo o privilégio de estar ali,  o pugilista Muhammad Ali entra no palco e brinca com ele dizendo que Stallone havia roubado seu roteiro e que ele era o Apolo Creed. Os dois então resolvem lutar ali e tirar a história a limpo. Em seguida apresentam juntos o prêmio.




Em 1992, Jack Palance recebendo seu primeiro Oscar, de Melhor Ator Coadjuvante, pelo filme Amigos Sempre Amigos. O ator de 73 anos surpreendeu a todos ao mostrar seu vigor físico, fazendo flexões com apenas um braço no meio de seu discurso de agradecimento.




A atriz Anna Paquin, mais conhecida como a Vampira de X-Men, ou Sookie de True Blood, recebeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1993, aos 10 anos, por seu papel em O Piano. A pequena atriz se mostrou tão surpresa ao ouvir o anúncio que levou alguns segundos para conseguir fazer seus agradecimentos.




Marcello Mastroianni e Sophia Loren subiram ao palco do Oscar de 1993 para prestar uma importante homenagem. A dupla entregou um Oscar Honorário para o cultuado diretor italiano Federico Fellini, que fez um belo e divertido discurso. 




Após o diretor John Lasseter receber o Oscar de Contribuição Especial, por sua inspirada liderança na equipe de Toy Story em 1995, uma animação com seus personagens Woody e Buzz Lightyear tomou seu lugar numa simpática brincadeira com a estatueta, supostamente esquecida pelo diretor.




Cuba Gooding Jr., recebendo o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Jerry Maguire - A Grande Virada em 1997. O ator ficou tão empolgado com a vitória que acabou quebrando o protocolo da cerimônia, ao ultrapassar o tempo em seu discurso de agradecimento e permanecendo no palco, comemorando efusivamente como se fosse uma final de Copa do Mundo.




Roberto Benigni enlouquecendo ao receber o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por A Vida é Bela, em 1999.




Um dos maiores diretores de todos os tempos, Elia Kazan foi homenageado pelo Oscar em 1999. Ele, no entanto, não foi muito bem recepcionado pelo público, que se dividiu em aplaudir de pé ou ficar em silêncio absoluto, recebendo algumas vaias inclusive. O motivo? Kazan ficou marcado por denunciar colegas do Partido Comunista ao comitê liderado pelo senador McCarthy, que perseguiu inúmeros nomes da classe artística norte-americana. Ainda assim, o diretor subiu ao palco da Academia para receber seu Oscar Honorário das mãos de Martin Scorsese e Robert De Niro. 




Em 2002, a Academia convidou Woody Allen para prestar uma homenagem especial a Nova York, na primeira premiação pós 11 de Setembro. A presença do ator e diretor foi uma surpresa, já que nunca compareceu em nenhuma das cerimônias em que saiu premiado.



Adrien Brody, ao receber o Oscar de Melhor Ator em 2003, pelo filme O Pianista, protagonizou um dos momentos mais marcantes da cerimônia.
Ao subir ao palco, o ator resolveu comemorar em grande estilo e deu um surpreendente beijo cinematográfico na atriz Halle Berry, que anunciava o prêmio.




Michael Moore sendo vaiado e aplaudido ao mesmo tempo em seu inflamado e polêmico discurso de agradecimento ao conquistar o Oscar de Melhor Documentário por Tiros em Columbine, em 2003. O diretor aproveitou o momento para criticar a eleição de George W. Bush e a guerra contra o Iraque.



Uma das grandes falhas do Oscar nos últimos anos, ficou para o prêmio de Melhor Canção Original de 2005. Autor da canção Al Otro Lado del Rio, do filme Diários de Motocicleta, o cantor uruguaio Jorge Drexler foi impedido de cantar na cerimônia por ser "desconhecido" do grande público. No seu lugar, a Academia colocou o ator espanhol Antonio Banderas nos vocais, acompanhado do músico Carlos Santana, em uma apresentação de gosto bem duvidoso. Como resposta, ao subir ao palco para receber o prêmio, Drexler limitou-se a interpretar à capela um trecho de sua canção e despedir-se em grande estilo.




Após diversas indicações, sem nunca levar o prêmio de direção, Martin Scorsese finalmente foi recompensado ao receber o Oscar de Melhor Diretor em 2007, pelo filme Os Infiltrados, que levou mais três estatuetas, incluindo a de melhor filme. E foi em grande estilo. Foram chamados os diretores George Lucas, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola para entregar o prêmio.




Muita gente não gostou quando soube que o ator Hugh Jackman seria o apresentador do Oscar em 2009. Mas, o ator deu conta do recado de forma brilhante e se mostrou muito confortável estrelando um número musical já na abertura, que contou com a participação de Anne Hathaway. Curiosamente, os dois concorrem ao Oscar 2013 por seus trabalhos no musical Os Miseráveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário