BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

terça-feira, 4 de junho de 2013

Cenas Clássicas: Operação França








Esta é, talvez, a cena de perseguição mais eletrizante do cinema. A antológica sequência do filme "Operação França" (1971), de William Friedkin ("O Exorcista"), em que o personagem Doyle, vivido pelo Gene Hackman, persegue de carro um trem sobre um elevado, no bairro do Brooklyn em Nova York. 

Friedkin queria que fosse a melhor cena de perseguição já feita, com o objetivo de superar a de "Bullit" (1968), de Peter Yates. Eles pegaram um carro, o próprio Hackman como motorista e o Friedkin com a câmera no banco de trás, e saíram correndo pelas ruas de Nova York a 140 quilômetros por hora, gravando tudo o que acontecia. Com isso, todos os acidentes vistos na cena foram reais, a batida no ônibus, no paredão, no carro que cruzou a pista... Todos imprevistos, mas mesmo assim utilizados no filme. Ainda bem que ninguém saiu ferido. A única parte forjada de toda a perseguição é o quase atropelamento do carrinho de bebê. 

Essa cena tornou-se extremamente clássica e referência para diversos outros filmes.
:D





Operação França
(The French Conection / EUA / 1971)
dirigido por William Friedkin
com Gene Hackman, Roy Scheider, Tony Lo Bianco, Marcel Bozzuffi, Fernando Rey, William Coke, Sonny Grosso, Randy Jurgensen, Patrick McDermott, Irving Abrahams, Harold Gary e Eddie Egan

* Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem em 1972.




Matéria



William Friedkin falando sobre a cena.



Matéria sobre o filme - Rubens Ewald Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário