BEM-VINDOS!


Apresento aqui minhas listas com os 10 filmes, dos mais diversos gêneros, que mais me arrebataram nessa minha vida de cinéfila, assim como cenas clássicas de filmes, grandes interpretações de grandes ídolos, making ofs, entrevistas, canções e trilhas sonoras inesquecíveis ... enfim, tudo o que o cinema nos oferece de magia e entretenimento. Obras que considero imprescindíveis para todos que um dia se encantaram com o escurinho do cinema.
Filmes que AMO e RECOMENDO!

Espero que curtam minhas dicas e nunca deixem de ir ao cinema.
Mundos fascinantes, emoções deliciosas e experiências inimagináveis estão lá à sua espera!

Seguidores

domingo, 25 de novembro de 2012

Curtas: C' Était un Rendez -Vous - Foi um Encontro









Em 1976, o diretor francês Claude Lelouch (de "Um Homem, Uma Mulher" e "A Nós Dois") fez este curta muito legal, que causou polêmica na época por expor pessoas a situações de negligência no trânsito, assumindo riscos reais e perigosos.

A história de "C'Etait un Rendez-Vous, ou como foi chamado por aqui "Foi um Encontro", é simples... o filme acompanha um carro em disparada pelas ruas de Paris nas primeiras horas do dia, sem respeitar semáforos, faixas ou pedestres, com o objetivo de chegar logo a um encontro.

A gravação foi feita de forma clandestina em plano sequência (sem cortes ou edição), com uma câmera giroscópica instalada na parte dianteira do carro. E o próprio Lelouch dirigiu o carro, que nunca é mostrado.
Acompanhamos todo o trajeto, que passa por lugares famosos da cidade, do ponto de vista do motorista ao som das altas rotações do motor, as várias mudanças de marchas repentinas e os pneus guinchando. 

Chegaram a dizer que o Lelouch foi preso após o lançamento do curta, mas é apenas mais uma das lendas que se criaram em torno de sua realização.
Falou-se também que o carro era conduzido por controle remoto, ou que fora dirigido por um piloto de Fórmula 1. Muitos nomes foram cogitados inclusive.
O carro também foi uma incógnita, alguns diziam ser uma Ferrari 275 GTB, mas era realmente uma Mercedes 450 SEL 6.9.
Mas o ronco do motor não é exatamente o do carro em cena, hehe.
Enfim... muitas especulações em torno desse curta que se tornou cult com o tempo.

A mesma ideia foi usada mais tarde em alguns filmes do gênero, como "Getaway in Stockholm" e "Ghost Rider".
E a banda Snow Patrol utilizou o curta em um de seus clipes, da música "Open Your Eyes".

São quase nove minutos de pura adrenalina!
Assista em tela cheia, aumente o volume, e curta esse insano passeio "onboard" pelas ruas parisienses. A sensação de perigo iminente é deliciosa, embora completamente imprudente, hehe.
:D










C' Etait un Rendez-Vous
(C' Etait un Rendez-Vous / França / 1976)
dirigido por Claude Lelouch



Claude Lelouch




O curta completo 

C'était un rendez vous- Claude Lelouch.flv




Claude Lelouch em 2006, sobre o curta.


Matéria / Remake




Clip: "Open Your Eyes" / Snow Patrol



2 comentários: