Com roteiro e direção de Liliana Cavani (de "A Pele" e "Berlim Affair"), e história de Barbara Alberti, "O Porteiro da Noite" é um dos filmes mais cultuados e polêmicos da diretora italiana, por abordar temas como a transgressão sexual... o sadomasoquismo na relação entre vítima e torturador em tempos de nazismo, durante e após o fim da Segunda Guerra Mundial.
O filme se passa em Viena, em 1957, e conta a história de Lucia Atherton (Charlotte Rampling), uma sobrevivente de um campo de concentração que, trinta anos após o fim da guerra, reencontra Maximilian Theo Aldorfer (Dirk Bogarde), um ex-oficial nazista que foi seu torturador, trabalhando disfarçado como porteiro noturno no hotel em que se hospeda. O reencontro traz de volta a relação sadomasoquista que tiveram no passado.
Max faz parte de uma organização secreta de ex-nazistas, que elimina todos aqueles que podem identificá-los e denunciá-los, e sua relação com Lucia se torna perigosa para eles. Envolvido com ela, Max tenta desesperadamente protegê-la da organização.
Bogarde e Rampling, dois dos atores que mais admiro e amo, estão excepcionais nos personagens, num trabalho visceral e intenso... MITOS!
A trilha sonora de Daniele Paris é bárbara. AMO!
Destaque para duas cenas fantásticas, a da Charlotte cantando com os seios desnudos para os oficiais da SS e a de um bailarino dançando para eles. Dois belíssimos momentos desse filme genial e impactante.
"O Porteiro da Noite" é um de meus filmes prediletos, dos que mais amo e recomendo a todos.
:D
O Porteiro da Noite
(Il Portieri di Notte / Itália, EUA / 1974)
dirigido por Liliana Cavani
com Dirk Bogarde, Charlotte Rampling, Philippe Leroy, Gabriele Ferzetti, Isa Miranda, Marino Mase, Amedeo Amodio, Carlo Mangano, Nora Ricci, Hilda Gunther, Nino Bignamini e Ugo Cardea
Trailer
Abertura
Cena
Cena
Cena
Cena
Trilha Sonora: Daniele Paris
Nenhum comentário:
Postar um comentário