Tem duas coisas que gosto em filmes de vampiros, o terror inerente ao gênero e o drama que envolve a história desses seres imortais, quando a melancolia e solidão dessas criaturas é explorada, trazendo-as para mais perto da humanidade perdida há séculos. E "Byzantium", o novo trabalho do diretor irlandês Neil Jordan - sua segunda investida no mundo vampiresco, dezoito anos após seu "Entrevista com o Vampiro" - trata exatamente desse lado mais "humano", ao contar a história de mãe e filha vampiras que lutam para sobreviver com sua maldição, fazendo suas vítimas ao mesmo tempo que são caçadas por membros de uma fraternidade que não permite mulheres vampiras.
Baseado na peça "The Vampire Story", de Moira Buffini, também roteirista do filme, "Byzantium" poderia ser mais um filme de vampiros qualquer, desses que fogem da mitologia clássica das lendas vampirescas e do terror, mas Jordan faz a diferença mais uma vez, e nos traz um filme sensível e original sobre o fardo dessas criaturas, assim como dois outros excelentes filmes que seguiram por esse caminho... "Fome de Viver" do Tony Scott, e o sueco "Deixe Ela Entrar" do Tomas Alfredson.
A belíssima trilha de Javier Navarrete, de "O Labirinto do Fauno", ajuda a criar esse clima melancólico e triste que envolve o drama das personagens.
Destaque também para a fotografia de Sean Bobbitt, mais conhecido por seus trabalhos com o diretor Steve McQueen em "Hunger", "Shame" e o recente "12 Years a Slave".
"Byzantium" é mais um ótimo filme de vampiros, que vale a pena conferir.
Um belíssimo trabalho do Neil Jordan.
:D
Byzantium
(Byzantium / EUA, Reino Unido, Irlanda / 2012)
dirigido por Neil Jordan
com Saoirse Ronan, Gemma Arterton, Sam Riley, Jonny Lee Miller, Daniel Mays, Caleb Landry Jones, Maria Doyle Kennedy, Warren Brown, Tom Hollander, Thure Lindhardt, Uri Gavriel e Christine Marzano
Neil Jordan |
Trailer
Trailer
Tv Spot
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Trilha Sonora: Javier Navarrete
Matéria
Making of: Efeitos Especiais
Entrevista com Neil Jordan
Entrevista com Saoirse Ronan
Entrevista com Gemma Arterton
Nenhum comentário:
Postar um comentário