Este é um de meus filmes mais amados de vampiros.
Foi uma experiência alucinógena para mim a primeira vez que o vi, nos idos anos 80, no finado Cineclube do Bixiga. Saí da pequena sala em transe, completamente "drogada" pelo filme, rs.
Estreia do diretor inglês Tony Scott ("Top Gun - Ases Indomáveis e "Chamas da Vingança" ).
Baseado em um romance do escritor Whitley Strieber, o filme traz no elenco a diva Catherine Deneuve e o mito David Bowie, numa história envolta em um clima de terror gótico extremamente sedutor. Deneuve é a vampira Miriam, que divide a eternidade com John, seu amante, interpretado por Bowie. Junto a ele, passam séculos como predadores, se alimentando de novas vítimas.
Mas os amantes de Miriam não tem a sua sorte. Com o passar do tempo eles vão envelhecendo, se deteriorando ainda em vida, terminando como zumbis devidamente "guardados" por ela num quarto especial. O que a deixa sempre em busca de novos companheiros, sofrendo melancolicamente a cada separação.
É onde entra Susan Sarandon, no papel de uma médica especialista em envelhecimento precoce, que cuida de John que está em busca de um antídoto pois está envelhecendo rapidamente. Sarah se torna a nova investida de Miriam, protagonizando com ela uma das mais belas e sensuais cenas de amor já feitas até hoje... ao som de um trecho da ópera "Lakmé", de Léo Delibes, Miriam seduz e vampiriza sua nova parceira Sarah.
Momento antológico do cinema.
Outra cena inesquecível é a da abertura com o Peter Murphy, vocalista da banda Bauhaus, interpretando "Bela Lugosi is Dead", na boate onde o casal faz sua ronda atrás de suas presas. Genial.
O filme inspirou uma série em 1997 - "The Hunger" - mas sem ligação direta com a história do filme. Em 2009 a Warner chegou a anunciar um remake mas, graças a Deus, ele não saiu do papel até hoje.
Infelizmente, o diretor Tony Scott não pode comemorar os 30 anos do lançamento de seu filme ano passado. Em agosto de 2012 chocou o mundo ao se suicidar, pulando de uma ponte em Los Angeles, EUA, aos 68 anos de idade. Scott estava envolvido na época com a sequência de "Top Gun" e a produção de diversos filmes, inclusive "Prometheus", de seu irmão Ridley Scott.
Enfim... "Fome de Viver" é mais um excelente filme de vampiros e, embora tenha sido fracasso de bilheteria na época de seu lançamento, tornou-se um dos filmes mais cultuados de todos os tempos.
Para ver e se envolver alucinadamente!
:D
Fome de Viver
(The Hunger / Reino Unido / 1983)
dirigido por Tony Scott
com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon, Cliff De Young, Dan Hedaya, Beth Ehlers, Suzanne Bertish, Shane Rimmer, Rufus Collins, Sophie Ward, Bessie Love, James Aubrey, Ann Magnuson e Willem Dafoe
Tony Scott |
Trailer
Abertura ("Bela Lugosi is Dead" / Bauhaus)
Cena
Cena
Cena
Trilha Sonora: Michel Rubini
Clip: "Trio No. 2 in E-Flat Major, Op. 100" / Franz Schubert
Clip: "Lakmé" / Léo Delibes
Susan Sarandon sobre a cena com Deneuve.
Matéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário