Esta é, talvez, a cena de perseguição mais eletrizante do cinema. A antológica sequência do filme "Operação França" (1971), de William Friedkin ("O Exorcista"), em que o personagem Doyle, vivido pelo Gene Hackman, persegue de carro um trem sobre um elevado, no bairro do Brooklyn em Nova York.
Friedkin queria que fosse a melhor cena de perseguição já feita, com o objetivo de superar a de "Bullit" (1968), de Peter Yates. Eles pegaram um carro, o próprio Hackman como motorista e o Friedkin com a câmera no banco de trás, e saíram correndo pelas ruas de Nova York a 140 quilômetros por hora, gravando tudo o que acontecia. Com isso, todos os acidentes vistos na cena foram reais, a batida no ônibus, no paredão, no carro que cruzou a pista... Todos imprevistos, mas mesmo assim utilizados no filme. Ainda bem que ninguém saiu ferido. A única parte forjada de toda a perseguição é o quase atropelamento do carrinho de bebê.
Essa cena tornou-se extremamente clássica e referência para diversos outros filmes.
:D
Operação França
(The French Conection / EUA / 1971)
dirigido por William Friedkin
com Gene Hackman, Roy Scheider, Tony Lo Bianco, Marcel Bozzuffi, Fernando Rey, William Coke, Sonny Grosso, Randy Jurgensen, Patrick McDermott, Irving Abrahams, Harold Gary e Eddie Egan
* Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem em 1972.
Matéria
William Friedkin falando sobre a cena.
Matéria sobre o filme - Rubens Ewald Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário