Um dos filmes mais polêmicos da história do cinema - O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci - completou 40 anos em 2012. A história do envolvimento de um homem americano de meia idade com uma jovem parisiense, interpretados pelo mito Marlon Brando e a estreante Maria Schneider, causou grande impacto por seu teor erótico.
Foi censurado em alguns países, teve cenas cortadas em outros, cópias foram destruídas por ordem da Justiça e Bertolucci foi processado por obscenidade. Tanta controvérsia apenas aumentou o interesse do público pelo filme e o sucesso nas bilheterias foi estrondoso. No Brasil, estreou apenas em 1979, devido à censura do regime militar da época.
Independente de toda a polêmica, O Último Tango em Paris é um excelente filme, uma obra-prima de Bertolucci e, embora as sequências famosas que se tornaram escândalo à época do lançamento não causem tanto furor nos dias de hoje, a intensidade dramática e beleza contidas em quase todas as cenas, lhe asseguram lugar eterno na história da Sétima Arte.
:D
O Último Tango em Paris
(Last Tango in Paris / EUA, Itália / 1972)
dirigido por Bernardo Bertolucci
com Marlon Brando, Maria Schneider, Maria Michi, Jean-Pierre Léaud, Massimo Girotti, Catherine Breillat e Jean-Luc Bideau
Matéria: Zoom - Start
Trailer
Tributo
Abertura
A "cena polêmica", que provocou uma onda de censura por onde passou na época, rs...
Cena: Tango
Trilha Sonora: Gato Barbieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário