Noir - negro em francês - é um termo inventado pelos críticos da França nos anos cinquenta para definir filmes policiais americanos, feitos depois da Segunda Guerra, que mostram histórias fatalistas de crimes quase sempre sem punição. E com mulheres fatais que levam homens honestos à ruína, tudo em esplendoroso preto e branco.
O filme noir, como gênero definido, começou no início dos anos quarenta com filmes que lidavam com o lado sinistro de uma psicologia idêntica entre perseguidores e criminosos.
Sua estética é fortemente influenciada pelo expressionismo alemão e pelo estilo visual dos filmes de terror da década de trinta.
Sob o jugo do nazismo, muitos diretores importantes foram forçados a emigrar (incluindo Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak). Eles levaram em sua bagagem técnicas que desenvolveram, como a iluminação de alto contraste e sombras, e ainda o ponto de vista subjetivo e psicológico, e fizeram alguns dos mais famosos filmes noir nos Estados Unidos.
Alguns diretores associados ao período clássico do film noir: Edgar G. Ulmer, Jules Dassin, Edward Dmytryk, John Farrow, Samuel Fuller, Henry Hathaway, Alfred Hitchcock, John Huston, Phil Karlson, Fritz Lang, Joseph H. Lewis, Anthony Mann, Otto Preminger, Nicholas Ray, Robert Siodmak, Orson Welles, Billy Wilder e Robert Wise.
O film noir continuou influenciando outras gerações de cineastas, como Sam Peckinpah, Arthur Penn, Robert Altman e Roman Polanski, cujo filme Chinatown, de 1974, talvez tenha sido um dos mais bem sucedidos do neo-noir. E, dos anos 80 para cá, cineastas como Ridley Scott, os irmãos Coen, Christopher Nolan e Brian De Palma também já fizeram seus filmes inspirados por essa estética, com obras como Blade Runner - O Caçador de Androides, Gosto de Sangue, Amnésia, Dália Negra e até Sin City, de Frank Miller e Robert Rodriguez, que também utilizou elementos da atmosfera noir.
Aqui, alguns dos expoentes do gênero, das décadas de quarenta e cinquenta...
Relíquia Macabra
(The Maltese Falcon / EUA / 1941)
dirigido por John Huston
com Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre, Barton MacLane, Lee Patrick e Sydney Greenstreet
A Sombra de uma Dúvida
(Shadow of a Doubt / EUA / 1943)
dirigido por Alfred Hitchcock
com Joseph Cotten, Teresa Wright, MacDonald Carey, Patricia Collinge, Hume Cronyn, Wallace Ford e Henry Travers
Laura
(Laura / EUA / 1944)
dirigido por Otto Preminger
com Gene Tierney, Dana Andrews, Clifton Webb, Vincent Price, Judith Anderson, Dorothy Adams, Terry Adams, Lane Chandler, Dorothy Christy, Kay Connors, John Dexter e Ralph Dunn
Pacto de Sangue
(Double Indemnity / EUA / 1944)
dirigido por Billy Wilder
com Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson, Porter Hall e Jean Heather
A Dama de Xangai
(Lady from Shanghai / EUA / 1948)
dirigido por Orson Welles
com Rita Hayworth, Orson Welles, Everett Sloane, Glenn Anders, Ted de Corsia, Erskine Sanford, Gus Schilling e Carl Frank
O Terceiro Homem
(The Third Man / Inglaterra / 1949)
dirigido por Carol Reed
com Joseph Cotten, Orson Welles, Alida Valli, Trevor Howard, Paul Hoerbiger e Bernard Lee
(The Set-Up / EUA / 1949)
dirigido por Robert Wise
com Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias, Alan Baxter, Wallace Ford, Percy Helton, James Edwards e David Clarke
Pacto Sinistro
(Strangers on a Train / EUA / 1951)
dirigido por Alfred Hitchcock
com Farley Granger, Ruth Roman, Robert Walker, Leo G. Carroll, Patricia Hitchcock, Kasey Rogers e Marion Lorne
O Mensageiro do Diabo
(The Night of the Hunter / EUA / 1955)
dirigido por Charles Laughton
com Robert Mitchum, Shelley Winters, Lillian Gish, Evelyn Varden, Peter Graves, Billy Chaplin e Sally Jane Bruce
A Marca da Maldade
(Touch of Evil / EUA / 1958)
dirigido por Orson Welles
com Orson Welles, Charlton Heston, Marlene Dietrich, Janet Leigh e Zsa Zsa Gabor
Nenhum comentário:
Postar um comentário