Quando se fala em comédia besteirol americana, não há como não lembrar de Mel Brooks, Jim Abrahams e os irmãos David e Jerry Zucker, com seus filmes deliciosos das décadas de 70 (Brooks: "Banzé no Oeste", "O Jovem Frankenstein" e "Alta Ansiedade") e 80 (Abrahams e os Zucker: "Top Secret! Super Confidencial" e "Por Favor, Matem Minha Mulher")".
Filmes que viraram clássicos do gênero, revolucionaram o humor americano, influenciando gerações de diretores, e deram origem a dezenas de imitações.
E de todas as comédias que vi até hoje, "Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!", do Abrahams e os Zucker, é uma das mais deliciosas e geniais, com seu humor inteligente, infame e impagável.
Parodiando filmes-catástrofe que fizeram sucesso nos anos 70, principalmente os da série "Aeroporto", o filme é uma coleção de gags engraçadíssimas, repleta de referências a diversos filmes de sucesso, como "Tubarão", "A Um Passo da Eternidade", "Os Embalos de Sábado à Noite" e "Casablanca", entre outros. Uma sátira mordaz a diversos clichês do cinema.
Aliás, "Apertem os Cintos" é uma sátira da história de outro filme, o suspense "Entre a Vida e a Morte" (Zero Hour! / 1957), de Hall Bartlett, com Dana Andrews, Linda Darnell e Sterling Hayden, outro filme da Paramount Pictures.
A história... quando a tripulação de um avião sucumbe à comida contaminada, um dos passageiros, o neurótico piloto ex-combatente de guerra Ted Striker, é chamado para assumir o comando da nave e salvar a todos de um desastre.
Algumas cenas são antológicas, como a da abertura do filme, onde a cauda do avião entre as nuvens faz uma sátira ao tubarão do filme do Spielberg, a da aeromoça com o piloto automático inflável e a que mais adoro, a da mulher que surta e apanha de uma fila de passageiros, rs.
Momentos hilários inesquecíveis.
No elenco, um dos atores mais fantásticos do gênero, o canadense Leslie Nielsen, em seu primeiro papel cômico e o primeiro de uma série de filmes em parceria com Abrahams e os irmãos Zucker, com os quais faria depois a série de filmes "Corra Que a Policia Vem Aí" e a série de TV "Police Squad".
O filme ganhou uma sequência em 1982 (que não assisti), dirigida por Ken Finkleman, com alguns dos atores do primeiro filme, mas sem Nielsen no elenco.
"Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!" foi escolhido pelo American Film Institute como um dos dez filmes mais engraçados já produzidos. E é realmente uma obra prima do humor.
O diretor Peter Farrely de "Quem Vai Ficar com Mary?" por exemplo, admite que os filmes feitos com seu irmão Bobby não existiriam sem a influência de "Apertem os Cintos".
Não deixem de ver essa divertidíssima comédia que nunca envelhece.
:D
Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu!
(Airplane! / EUA / 1980)
dirigido por Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker
com Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Lloyd Bridges, Robert Stack, Peter Graves, Kareem Abdul Jabbar, Lorna Patterson, Stephen Stucker, Frank Ashmore, Jonathan Banks, Craig Berenson, Barbara Billingsley, Lee Bryant e Nicholas Pryor
Jim Abrahams, Jerry Zucker e David Zucker |
Trailer
Abertura
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cenas deletadas
Matéria
Trilha Sonora: Elmer Bernstein
"Don't Call Me Shirley - The Making of Airplane!" / Parte 1
"Don't Call Me Shirley - The Making of Airplane!" / Parte 2
"Don't Call Me Shirley - The Making of Airplane!" / Parte 3
BÔNUS
Trailer do filme "Entre a Vida e a Morte", suspense satirizado em "Apertem os Cintos".
Entre a Vida e a Morte
(Zero Hour! / EUA / 1957)
dirigido por Hall Bartlett
com Dana Andrews, Linda Darnell, Sterling Hayden, Elroy 'Crazylegs' Hirsch, Geoffrey Toone, Jerry Paris, Peggy King, Charles Quinlivan, Patricia Tiernan, Steve London e Jo Ann Wade
Série de TV criada pelo trio Jim Abrahams, David e Jerry Zucker em 1982, também com Leslie Nielsen no elenco.
Police Squad!
(Police Squad! / EUA / 1982)
com Leslie Nielsen, Alan North, Peter Lupus, Ed Williams e William Duell
Trailer da continuação de "Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu".
Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu! - 2a Parte
(Airplane II: The Sequel / EUA / 1982)
dirigido por Ken Finkelman
com Robert Hays, Julie Hagerty, Lloyd Bridges, Chad Everett, Peter Graves, Chuck Connors, William Shatner, Raymond Burr, Rip Torn, Sonny Bono, John Vernon, Kent McCord e James A. Watson Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário