No final da década de 80 e início da de 90, o mundo foi sacudido por um novo movimento no cenário do rock alternativo surgido em Seattle - Washington, uma mistura de punk com heavy metal, com um som cru e guitarras distorcidas que ficou conhecido como "grunge". Várias bandas despontaram nesse cenário como Nirvana, Mother Love Bone, Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Screaming Trees e Mudhoney entre outras, lançadas pelo selo Sub Pop. O gênero virou febre mundial no início dos anos 90, principalmente com o lançamento do álbum "Nevermind" do Nirvana em 1991.
Kurt Cobain, do Nirvana, Eddie Vedder do Pearl Jam e Chris Cornell, do Soundgarden foram alguns dos músicos que surgiram com essa leva. O grunge lançou moda também, dos longos cabelos desgrenhados às roupas velhas e folgadas e a velha camisa de flanela xadrez surrada e amarrada na cintura, quase um uniforme usado pela galera da época.
E foi assim, inspirado por esse cenário e pela morte de Andrew Wood, vocalista de uma das bandas precursoras do movimento - "Mother Love Bone" - que faleceu no início dos anos 90 de overdose, que o diretor Cameron Crowe (de "Quase Famosos" e "Jerry Maguire - A Grande Virada") fez "Singles - Vida de Solteiro" em 1992, uma comédia romântica contando as histórias de dois jovens casais de Seattle e seus jogos amorosos. Um filme sobre amizade, relacionamentos, tudo ao som de uma excelente trilha sonora com as bandas da cena grunge, incluindo algumas participações especiais no filme, como a dos integrantes das bandas Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. O diretor Tim Burton também aparece em uma pequena ponta como um diretor de vídeos, assim como outras"cameos" de Paul Giamatti, Gus Van Sant e Tom Skerrit, entre outros.
Um filme legal, de uma época gostosa que revelou muita música e banda boa pra quem curte um bom rock.
:D
Singles - Vida de Solteiro
(Singles / EUA / 1992)
dirigido por Cameron Crowe
com Matt Dillon, Bridget Fonda, Campbell Scott, Kyra Sedgwick, Sheila Kelley, Jim True, Bill Pullman, Jeremy Piven e as participações especiais de Tim Burton, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains
Trailer
Abertura
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cena
Cameo do Tim Burton
TRILHA SONORA
Cameron Crowe caprichou na trilha de seu filme, reunindo ótimas faixas das várias bandas do cenário grunge.
Mas, infelizmente, o Nirvana acabou ficando de fora.
Algumas fontes dizem que a canção "Smells Like Teen Spirit" teve de ser cortada da trilha por causa de seus direitos autorais, que eram caros demais para o orçamento da produção, uma vez que o filme foi feito logo após o imenso sucesso do álbum "Nevermind"; outras dizem que foi o próprio Kurt Cobain quem se recusou a participar da trilha. Vai saber... De qualquer forma, o álbum é um ótimo retrato desse início fantástico dos anos 90. Confira a seguir as faixas da trilha.
:D
"Would?" / Alice in Chains
"Breath" / Pearl Jam
"Seasons" / Chris Cornell
"Dyslexic Heart" / Paul Westerberg
"The Battle of Evermore" / Lovemongers
"Chloe Dancer/Crown of Thorns" / Mother Love Bone
"Birth Ritual" / Soundgarden
"State of Love and Trust" / Pearl Jam
"Overblown" / Mudhoney
"Waiting for Somebody" / Paul Westerberg
"May This Be Love" / The Jimi Hendrix Experience
"Nearly Lost You" / Screaming Trees
"Drown" / The Smashing Pumpkins
BÔNUS
Aqui, algumas músicas que ficaram de fora da trilha mas que marcaram a época também...
"Smells Like Teen Spirit" / Nirvana
"Alive" / Pearl Jam
"Outshined" / Soundgarden
"Stardog Champion" / Mother Love Bone
"Hunger Strike" / Temple of the Dog
Nenhum comentário:
Postar um comentário